
MARCHA CAMINHADA ECOLÓGICA
Huambo-Angola
No âmbito das celebrações do Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho, o Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas (CETAC), Órgão do Ministério do Ambiente, em parceria com o Gabinete Provincial do Ambiente e a Associação Animar, realizou hoje 07 de junho do corrente ano uma Marcha Caminhada Ecológica nos Arredores da Cidade do Huambo.
Sob o lema: Huambo Amigo do Ambiente, Rumo à Capital Ecológica, a iniciativa pretendeu promover a reflexão sobre a importância da preservação ambiental, com destaque para os cuidados com a água – um recurso precioso que, se mal gerido, pode comprometer a saúde humana e o equilíbrio do meio ambiente.
A marcha foi promovida no contexto das comemorações do 50.º Aniversário da Independência Nacional e do Dia Mundial do Ambiente, reafirmando o compromisso do CETAC com a promoção da consciência ecológica e com o papel essencial da educação ambiental na preservação dos recursos naturais.
Durante a caminhada, foram abordados temas cruciais como o desmatamento, a poluição dos rios e a perda da biodiversidade. Num momento de palestra, especialistas destacaram a importância de se adotarem práticas sustentáveis no quotidiano e da integração da educação ambiental nos diversos setores da sociedade.
A actividade contou com a participação de diversas entidades, entre as quais o Gabinete Provincial do Ambiente, a Associação Animar, Associações Tradicionais, efetivos da Polícia Nacional, professores, estudantes e a população em geral.
A iniciativa teve como objectivo sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental e promover ações sustentáveis, incentivando o envolvimento ativo da juventude, da sociedade civil, bem como de instituições públicas e privadas.